Foto: Julia Dócolas

Trilha sonora berlinense

Qualquer viagem ou momento da vida possui uma trilha sonora. Basta ouvir “aquela” música para se transportar para um tempo bom que já passou.

Cidades também possuem trilhas sonoras. Obviamente, bem particulares para cada nativo, expatriado ou visitante. Como estou há umas semanas fora de Berlim, montei uma pequena lista das músicas que representam a cidade pra mim. De repente serve de sugestão para quem em breve visitará a cidade.

1. Heroes – David Bowie

Durante a década de 1970, David Bowie escolheu Berlim para se renovar. Em 1977 lançou o álbum com o mesmo nome da canção, que conta uma história de amor com o Muro de Berlim de pano de fundo e tornou-se um dos maiores hits do cantor (e uma das minhas músicas preferidas). Heroes ainda é a música que encerra o filme Praia do Futuro.

2. Stay (faraway, so close! – U2

Quando Bono não tentava salvar o mundo, ainda na década de 1990, ele e a banda passaram uma temporada em Berlim durante os ventos da mudança (Winds of Change) logo após a queda do muro. Eles lançaram os álbuns Achtung Baby! e Zooropa com vários clipes gravados em Berlim. O mais belo deles, dirigido pelo diretor alemão Wim Wenders, é inspirado nos filmes Asas do Desejo e Tão Longe, Tão Perto, que influenciaram toda uma geração a acreditar na presença dos anjos. Beleza, tristeza, saudade e poesia são algumas características de Stay, que combina música e imagem e tem tudo a ver com Berlim, a verdadeira cidade dos anjos.

3. Sky and Sand – Paul & Fritz Kalkbrenner

Desde o lançamento do filme Berlin Calling, em 2008, o Dj (e ator) Paul Kalkbrenner e sua trilha sonora viraram o símbolo da frenética e intensa vida noturna berlinense. Clubes, festivais, open airs… Sky and Sand virou um dos hinos de Berlim para os que buscam música eletrônica e diversão.

4. Alles Neu – Peter Fox

Não há como falar de Berlim e excluir artistas que cantam em alemão. O berlinense de Kreuzberg Peter Fox, da banda Seeed, produziu Stadtaffe (Macaco Urbano, em tradução livre), seu disco solo, em 2008. Vale muito conhecer. O álbum, que combina hip hop e reggae com uma orquestra e um grupo de percussionistas, foi um sucesso e Fox se apresentou ao lado de todos esses artistas durante o verão de 2009 nos festivais (tive o privilégio de vê-lo no Rock am Park). Além de Alles Neu (Tudo Novo), há faixas muito legais como Haus am See e Der letzte Tag. O cantor encerrou o projeto solo e trabalha atualmente com a Seeed.

5. Impossible Germany – Wilco

Alemanha Impossível, onde quer que você vá, onde quer que você chegar. Pra quem aceita a aventura de viver “em trânsito” numa Alemanha nem sempre tão impossível, essa música é da banda americana Wilco, do álbum Sky Blue Sky, de 2007.

Qual música faz parte da sua trilha sonora berlinense? Conte pra nós!

  • Gabi

    Heroes acho que é hors concours né… É a cara de Berlin!