Vai uma carona aí? Foto: Julia Dócolas

Carona no transporte público – Solidariedade ou oportunismo?

Quem tem um Monatskarte ou faz um Abo (assinatura) anual para usar o transporte público da BVG de Berlim tem o direito de levar alguém de graça todos os dias a partir das 20h e durante as 24h dos domingos e feriados.

De acordo com uma matéria publicada no Tagesspiegel de ontem (02.02.14), a Associação Berlinense dos Amigos da Natureza, ou Berliner Landesverband der Naturfreunde, quer promover uma ação que identifica portadores desses tíquetes por meio de bottons – para que eles possam levar passageiros de carona “na faixa”.

A diretora  da associação, Judith Demba, conta que foram fabricados cerca de 5 mil bottons e mais de 1,5 foram distribuídos. O objetivo da ação é promover a mobilidade e inserir as pessoas de baixa renda na sociedade, visto que muitas deixam de ter acesso à cultura ou até a ver seus familiares por não poderem pagar o transporte.

Quem quiser se informar sobre a ação pode acessar esse site.  Se a sociedade Berlinense está de acordo ou considera a iniciativa tão solidária como ela soa são outros quinhentos.  Entre as principais críticas, fala-se da dificuldade em acertar o percurso, visto que o “carona” deve embarcar e desembarcar na mesma parada do dono do tíquete. Outro problema é a reação da BVG, que pode optar por subir ainda mais o preço das tarifas caso haja uma considerável diminuição na venda de passagens. Ou ainda há aqueles que podem tentar lucrar com a novidade, querendo explorar o carona e cobrar  um preço abaixo da tarifa normal para poder levá-lo junto.

Será que a moda pega?

 

 

  • Silvia Roberta

    Olá! Caí de paraquedas aqui no site de voces através do site da Marina Smith (2beauty). E tudo o que eu vejo, qualquer site sobre Berlim eu ja corro pra ver. E esse site nao foi diferente. Berlim é espetacular! Fui ano passado e vou novamente esse ano. Fiquei apaixonada por essa cidade. E devo acrescentar que o meio de transporte em Berlim é espetacular (para os padrões do Brasil). Mas nao só de Berlim, mas da Alemanha inteira. Tive oportunidade de ir para outras cidades da Alemanha e fiz por trem e ônibus. SImplesmente sensacional.