Prenzlauer Berg

Nos arredores de Prenzlauer Berg

Falem o que quiser sobre Kreuzberg e Neukölln, mas o meu bairro preferido foi e continua sendo Prenzlauer Berg, no nordeste da cidade. Ainda lamento a saída de casas noturnas legais, como o Magnet e o White Trash, das redondezas em função da invasão de novas famílias, mas a diversidade de restaurantes, lojas, mercadinhos e alguns bares espalhados pelas ruas arborizadas torna o bairro sempre convidativo para se visitar. Como Pankow é do lado, tenho sorte de estar com frequência por ali.

Depois de ter visto à algum tempo uma recomendação em um desses instafoodies de Berlim, fui conferir a pizza da Zia Maria na Pappelalle. As pizzas são vendidas em pedaços, mas feitas na hora (não apenas aquecidas, como em muitas dessas pizzarias to go). Há uma boa variedade de cervejas, que podem ser degustadas na pequena salinha com mesas na parte interna, ou na rua, nas mesas de madeira estilo biergarten. Com os dias mais longos, casais, amigas, pais jovens e seus filhos nas bicicletinhas sem pedal dividem os bancos para curtir uma pizza de massa fininha e absurdamente gostosa. Depois que eu provei, virou minha pizza preferida.

Pizza e bira na Zia Maria. A fatia sai por cerca de 3 Euros
Pizza e bira na Zia Maria. A fatia sai por cerca de 3 Euros

Como não há refeição sem sobremesa, basta pegar a Stargarderstr. em direção à Schönhauser Allee para ver o burburinho de gente na calçada. Eles, ali, estão curtindo um sorvete da Hokey Pokey, sorveteria xodó da vizinhança. As composições elaboradas dos sorvetes, como doce de leite com banana, maçã com alecrim, pistache e chocolate francês – além da bela decoração do lugar, enchem os olhos de quem passa. O preço da bola é um pouco mais caro do que as outras sorveterias, 1, 60 Euro. Mas quem ama sorvete não se importa em pagar mais. Agora com a primavera, a loja fica aberta até às 22h.

Sempre igual, sempre diferente: uma bola de chocolate, outra de tiramisú.
Sempre igual, sempre diferente: uma bola de chocolate, outra de tiramisú.

Nos domingos entre às 11h e 17h, o Kulturbrauerei organiza um street food market, em que food trucks se juntam para vender quitutes para apreciar a ceu aberto. Uma diversidade de hambúrgueres, empanadas, tortas salgadas, massas, crepes e até água de coco made in Asia são vendidos. Um dos petiscos mais pedidos é a batata doce frita com molho agridoce ou de ervas com limão. Bom demais.

Slow food para curtir na rua
Slow food para curtir na rua
Vai uma água de coco?
Vai uma água de coco?
Street food market no Kulturbrauerei
Street food market no Kulturbrauerei
  • Gabi

    Eu fiquei apaixonadíssima por Berlin logo nas minhas primeiras horas, na minha primeira ida à cidade. Já tinha certeza que era meu lugar favorito no mundo, e sei que é porque me hospedei em Prenzlauerberg e tava andando por ali. Acho puro charme, magia e sedução, hahaha! Só restaurantes aconchegantes, tudo muito bonitinho, calminho, fofinho, e pertinho da loucurada dos outros lugares… Adorei!