20141019_140951

Tempelhof: Parque no antigo aeroporto

Quem estava em Berlim nesse final de semana ganhou um presente do céu. Um dia de sol e calor tem muito valor, ainda mais quando se está de folga. No sábado, o final do dia deixou o céu dourado e rosa, como se ele também fizesse parte do Festival of Lights.

No  domingo, o plano era ir para o Treptower Park, sentar na beira do canal e pegar um sol, mas como o S-bahn estava em greve, acabamos pulando no U-bahn e terminamos no campo de Tempelhof, antigo aeroporto no centro sul de Berlim – fechado desde 2008. Em 2010, o campo de pouso foi aberto ao público como um parque – e rapidamente tornou-se popular pela sua extensão: 220 hectares de gramado e pistas asfaltadas planas. (para ter uma noção,  um campo de futebol tem aproximadamente um hectare)

Depois de fechado, as dependências do Tempelhof receberam eventos com a feira de moda Bread & Butter e o Berlin Festival.
Depois de fechado, as dependências do Tempelhof receberam eventos com a feira de moda Bread & Butter e o Berlin Festival.

Como não há árvores e outros obstáculos no céu do Tempelhofer Feld, são as pipas que sobrevoam o aeroporto. Mas muitas pipas. Adultos e crianças empinam desde pandorguinhas simples até pipas supersônicas no parque. Achei demais olhar pro céu e ver um enxame de papel colorido planando.

Campo das pipas. Pena que a câmera não consegue mostrar direito.
Campo das pipas. Pena que a câmera não consegue mostrar direito.

Como o campo é plano, atletas, patinadores, skatistas, ciclistas e kiteskatistas (como um kitesurf para o asfalto) correm, treinam e arriscam voos pelas antigas pistas de aterrissagem  e pouso dos aviões (que ainda mantêm as placas de orientação e as marcações no chão). As kites confundem-se com as pipas… é muita coisa no céu.

Kiteskaters deslizam e planam pelo parque
Kiteskaters deslizam e planam pelo parque

No Tempelhofer Feld também é oficialmente permitido fazer churrasco, exceção entre a grande maioria dos parques berlinenses. Há também uma horta comunitária e um espaço cercado para cachorros brincarem sem coleira.

Resultado: seja qual for o objetivo da visita, o esporte ou o hobby, há espaço pra todo mundo no Tempelhof. Mesmo cheio, não se tem aquela impressão de aperto, de bagunça. Há muito espaço, e espaço completamente a céu aberto, o que na minha opinião é o mais legal. Eu me senti mais perto do céu ao caminhar naquele lugar.

Dormidinha no sol
Dormidinha no sol

 

Como chegar: U6 ou Ringbahn (S41 e S42), estação Tempelhof. Ele também fica pertinho da estação Boddinstr. do U8