20140628_195947

Kulturbrauerei vira ponto de encontro da torcida brasileira

Já falei aqui há algumas semanas das várias possibilidades de assistir aos jogos da copa nas public viewings em Berlim. Ontem resolvi ir no Kulturbrauerei. Dos lugares que eu já fui até agora, esse foi de longe o mais divertido.

20140628_200042

O telão é instalado no Hof principal, entre o Soda Club,  o Kesselhaus e a Alte Kantine. Há várias mesas com bancos corridos pra acomodar as pessoas, como um grande biergarten tradicional. Como cheguei em cima da hora, resolvi ir até o Fritz Club – próximo da saída em direção a Senefelderplatz, que também possui um biergarten, bem menor em comparação com o do Hof. O telão de lá é coberto, boa alternativa para quem quer ver o jogo na rua caso chova. Pegamos um lugar ótimo, numa mesa com cadeiras mais confortáveis e pedimos nossa cerveja. O que a gente não esperava é que a maioria dos presentes – alemães – estavam torcendo CONTRA o Brasil (mesma coisa que aconteceu no jogo contra a Croácia no Rosenstein em Pankow).

No meio daquele ambiente não muito amigável, começamos a nos sentir intimidadas (eu e minha querida amiga Marina Schardong, que estava visitando a cidade). E a cada lance do Chile, os alemães se empolgavam e torciam. Não deu. Acabou o segundo tempo e corremos para o Hof principal do public viewing. Azar se não tivesse lugar. Pelo menos estaríamos mais em casa, pois, para nossa sorte, a  maioria do grande público presente vestia verde e amarelo.

O animador da festa
O animador da festa

Além das camisetas e bandeiras, havia cavaquinho, pandeiro, tamborim e até um chocalho improvisado (arroz numa garrafinha de água). Nos juntamos aos nossos e foi um alívio poder torcer e gritar sem ter medo de passar vergonha. E quem não era brasileiro, se encantava com a festa e a alegria da torcida – ainda mais durante aquele jogo super tenso.

Criatividade e improvisação
Criatividade e improvisação

A hora dos pênaltis foi um frenesi total. A última defesa do  Júlio César, que garantiu a classificação da Seleção, foi comemorada como a vitória da copa. Divertido demais. No próximo jogo estarei lá certo.

Comemoração e alivio depois dos pênaltis - back to 1994!
Comemoração e alivio depois dos pênaltis – back to 1994!

Onde: Kulturbrauerei – Knaackstr. 97, 10435 Berlin
Quanto: 3 Euros nos dias de jogos da Alemanha e na final, nos demais, gratuito.