Kinofilm Lola rennt

Berlim no cinema: 5 filmes que você tem que ver

Berlim é palco de vários filmes incríveis que acabam promovendo a cidade pelo mundo. Os filmes servem de inspiração para quem está arrumando as malas e para matar as saudades daqueles que foram embora. Listamos aqui os nossos preferidos. Deixe a sua dica nos comentários!

1 – Corra, Lola, Corra (1998)

Franka Potente em Corra Lola Corra
Franka Potente em Corra Lola Corra

A heroína moderna Lola (Franka Potente) literalmente corre pela cidade para resolver os pepinos do namorado Manni (Moritz Bleibtreu). Com uma trilha sonora eletrizante e um enredo surpreendente, Lola vai revelando o retrato na nova Berlim pós Guerra Fria enquanto corre pela cidade. É bacana sair a passear e reconhecer os lugares por onde ela passou, como a ponte de Warschauer Str., o Hotel de Rome nos arredores da Unter den Linden, a estação de U-Bahn Friedrichstr.

Corra Lola Corra é incrível pois é uma grande surpresa – exatamente a sensação que se tem ao chegar em Berlim pela primeira vez, quando não se sabe bem o que esperar. O resultado geralmente é apaixonante. Me arrisco a dizer que a Lola é a versão berlinense da Amelie Poulain.

2 – Der Himmel Über Berlin (Asas do Desejo) – (1987)

Bruno Ganz, um anjo.
Bruno Ganz, um anjo.

O clássico de Wim Wenders nos dá de presente a história dos anjos – eles estão entre nós, acompanhando nossas dores, alegrias e compartilhando nossos pensamentos randômicos do dia a dia. Mas alguns deles querem mais e ousam abdicar das suas obrigações divinas para se tornar simples humanos e ter o privilégio de ver o mundo em cores, sentir o gosto, o toque e poder amar.

O filme, que tem o querido Bruno Ganz como protagonista,  e principalmente a incrível leitura de Wenders sobre a presença dos anjos são referência para diversos outros longas, incluindo Cidade dos Anjos (1998), com Meg Ryan e Nicholas Cage.

3 – Berlin Calling (2008)

Paul Kalkbrenner, DJ e ator
Paul Kalkbrenner, DJ e ator

As noites de Berlim chamam quem está em busca de música eletrônica, festas intermináveis, pessoas excêntricas e histórias imprevisíveis.

Estrelado pelo DJ Paul Kalkbrenner, Berlim Calling é um retrato bem fiel do fascínio e das sombras da vida noturna. O glamour, as aparências e o status misturam-se com a solidão e o abuso das drogas. Reflexões a parte, o filme tem boas doses de comédia e vale pelo tour nas clássicas casas noturnas berlinenses, como o finado Bar 25, Maria am Ostbahnhof e Club der Visionäre. Difícil é  não querer sair direto pra dançar depois de ver o filme.

4 – Unknown (Desconhecido) – (2011)

Liam Neeson na busca sua identidade em Berlim
Liam Neeson na busca sua identidade em Berlim

Apesar dos seus 60 e poucos anos, Liam Neeson mostra-se cada vez mais presente en filmes de ação. O thriller psicológico Unknown faz parte dessa lista. Dr. Martin Harris chega em Berlim para uma conferência com sua esposa. Ao se dar conta de que esqueceu os documentos no aeroporto, ele pega um taxi mas sofre um acidente na ponte de Warschauer Str. Ao acordar, dias depois, ele não tem como provar quem é, sua esposa não o reconhece e a única pessoa que pode ajudá-lo é Gina, a taxista, interpretada pela alemã Diane Kruger. Assim começa uma grande perseguição e uma corrida contra o tempo para Harris provar quem ele é – tudo com acontecendo em diversos pontos de Berlim. Não espere nada profundo, mas o entretenimento é garantido.

5  – Männerherzen (Corações masculinos) – (2009)

Cuecas em busca do grande amor
Cuecas na busca pelo grande amor

Pra quem pensa que alemães não tem bom humor,  vale a pena assistir Männerherzen (Corações Masculinos ou Corações dos Homens) em que histórias amorosas de seis caras (cada um com seu estereótipo bem peculiar) se encontram. Berlim aparece com sua ruas ensolaradas como cenário dessa comédia pastelão.

 

Outros filmes legais:

Praia do Futuro
Adeus, Lênin
O que fazer em caso de incêndio
Edukators (Die fetten Jahren sind vorbei)
Supremacia Bourne
– Clipe do U2 – Stay, Faraway, so close!

  • Patrícia Salvadori

    Ju, se tu ainda não viu Keinohrhasen, e a continuação, Zweiohrküken, certo que tu vai te divertir. O protagonista também fez o “O que fazer em caso de incêndio”, que eu adoro, e o Männerherzen!

    • http://www.deberlim.com Julia deBerlim

      Patii, que bom que tu escreveu! O Til Schweiger virou o queridinho das comédias românticas daqui. E algumas das crianças do filme são filhos dele mesmo.