berlim, berlinale, film, festival

Diário de Berlinale – dia 0

Amanhã começa a 64a. edição Berlinale. Hoje foi dia de montar a estrutura nos arredores da Potsdamer Platz e do Berlinale Palast. Jornalistas já aproveitaram pra buscar suas credenciais e evitar o tumulto de amanhã.

Berlin, berlinale, film, fesival
Últimos ajustes no Berlinale Palast – foto Julia Dócolas

Pelo  que deu pra perceber, a estrutura do festival está mais completa. Para os jornalistas, pela primeira vez haverá wi-fi nos arredores do Hotel Hyatt, onde ocorrem as coletivas e se localiza a sala de imprensa. Nos anos anteriores, conseguir um cabo ou um computador para trabalhar era uma disputa árdua. Agora é torcer que a conexão wireless funcione.

berlinale, film, berlin, street market, food
Comida de rua é a novidade da Berlinale desse ano – foto Julia Dócolas

Para os participantes em geral, o festival montou uma Food Street ao lado do hotel e do Berlinale Palast, dentro daquele conceito de comida de rua. Bom para quem, até então, tinha que apelar pelos restaurantes caros da redondeza, ou pelas poucas opções de fast food que o Potsdamer Platz Arkaden oferece. Agora é torcer para que as temperaturas não caiam abaixo de zero para o pessoal conseguir comer na rua sem congelar.

Muitos filmes BONS!

E os filmes! Sim, os filmes! Tem muita coisa boa na Competição Principal esse ano! O diretor Karim Ainouz e o elenco de Praia do Futuro competem com nomes hollywoodianos de peso, como George Clooney, dirigindo The Monuments Men (que tem no elenco SOMENTE  Bill Murray, Matt Damon e a musa sublime Cate Blanchett) e Wes Anderson com  Grand Budapest Hotel (com um elenco beeeeem modesto: Ralph Fiennes, Edward Norton, Bill Murray – de novo – e a também musa sublime Tilda Swinton). E esses são só os mais populares. A beleza da competição principal também é descobrir filmes menores e dar-lhes o devido mérito, como foi o caso de A Separation, do iraniano Asghar Farhadi, que levou o Urso de Ouro em 2011.

Nymphomaniac
O polêmico Nymphomaniac também está na lista do festival

Para atiçar a competição, o polêmico Nymphomaniac Volume I, de Lars Von Trier, compõe a lista de filmes, mas não concorre ao Urso de Ouro. Eu particularmente não entendi a escolha, já que o filme já foi lançado em outros países antes. Mas a presença de Von Trier pode sempre render uma polêmica. Veremos…

 

 

Grande presença brazuca

Além do Praia do Futuro, o Brasil estará fortemente representado nas mostras paralelas do festival com os seguintes filmes: O Homem das Multidões de Marcelo Gomes e Cao Guimarães,  Hoje Eu Quero Voltar Sozinho  de Daniel Ribeiro (Panorama), Castanha, de Davi Pretto” (Forum) e Eu não digo adeus, digo até logo, curta de Giuliana Monteiro (Generation). Haverá uma coletiva no dia 13 que reunirá todos esses profissionais.

Arroz de festa

Depois de alguns anos cobrindo a Berlinale, conseguimos reparar que alguns atores são figurinhas carimbadas no Festival. Ralph Fiennes, por exemplo, esteve em 2009 com O Leitor, em  2010, com Coriolanus, e agora com o Grand Hotel Budapest. Matt Damon é outro. Teve ano passado em Berlim com Promised Land e já voltou. A musa Tilda foi diretora do júri em 2009. Nosso querido Wagner Moura também é veterano em Berlim: em 2008 e 2011 veio apresentar Tropa de Elite para o mundo e esse ano, volta para nos representar ao lado de Karim. Não há como não se animar!

A Berlinale divulgou alguns dos nomes de quem estará em Berlim nos próximos 10 dias. A tietagem com certeza estará maior do que nos últimos anos. Além dos já citados acima, estarão presentes Christian Bale, Pierce Brosnan, Toni Collette, Bradley Cooper, Jennifer Connelly, Bruno Ganz, Diane Kruger, Mélanie Laurent, Viggo Mortensen, Cillian Murphy , Uma Thurman, Forest Whitaker e muitos outros.

O Grand Budapest Hotel abrirá o festival amanhã à noite após a cerimônia de gala. Acompanhe tudo aqui e pelo twitter.

Berlinale
Bolsa, credencial e programa na mão!