Berliner Dom

Quem faz / Contato

Julia Dócolas é jornalista de Porto Alegre e berlinense desde 2009. Em janeiro de 2014, em função da sua experiência como correspondente internacional e com criação de conteúdo online, lançou o projeto deBerlim, focado em tours em Berlim em português e na produção de conteúdo sobre a cidade.

Entre em contato, é sempre bom trocar uma nova ideia: contato@deberlim.com

O que a Lola, o U2 e o David Bowie têm em comum?

Foi por causa deles que tudo começou, porque cada um tem alguma coisa de Berlim. Assim foi surgindo meu interesse pela cidade… ainda que demorou um pouco para fazer sentido.

Lá por 1998, descobri o álbum Achtung Baby do U2, gravado nos estúdios Hansa, em Berlim  ainda em 1991. Os irlandeses, meus ídolos da adolescência, optaram por executar o trabalho na capital recém reunificada pois, segundo o Bono, era um lugar que estava passando por mudanças, um lugar onde se deveria estar naquela época. O resultado, na minha opinião, foi um dos álbuns mais importantes da banda.

Depois, já maiorzinha, descobri Berlim correndo nas ruas com a Lola (do filme Corra, Lola, Corra) , que me apresentou a nova Berlim, aquilo que a cidade estava se tornando. Algo confuso, frenético e ao mesmo tempo provocativo e cheio de sentimento. Berlim não parecia uma cidade bonita, mas tinha que se estar lá pra saber. Era como um dever.

E a vida acabou me levando, como na trajetória do Major Tom em Space Oddity… E veja só, até o David Bowie já tinha morado em Berlim lá por 1976. Aí não tive dúvidas, U2, Lola e David Bowie não podiam estar errados. Quem vai pra Berlim acaba virando de Berlim.

Hoje trabalho como correspondente internacional e me dedico ao desenvolvimento do deBerlim – aprimorando nossos tours em Berlim em português e postando dicas e novidades no site sobre a cidade mais legal da Europa.

 

  • andre batista

    Caríssima Julia,
    Gostei muito do seu site, muito interessante. Estarei em Berlim de 17 a 22 de agosto à trabalho, sou policial, trabalho com a Tayse Pallaoro que me indicou suas dicas.
    forte abraço,

  • Mariana

    Conheci Berlim em 2007, e foi a cidade que mais me surpreendeu, e difícil explicar as sensações que a cidade provoca, tanta história, sofrimento e beleza em um lugar tão moderno e tecnológico. Berlim é única. Espero voltar em breve.

  • George

    Julia, obrigado por ter cuidado de nós durante nossa estada em Berlim e por ter-nos conduzido tão bem por esta maravilhosa cidade…abraços e até a próxima