carnaval da cultura

Vai ter: Karneval der Kulturen

No final de semana ocorre a maior e mais esperada festa de rua berlinense

Karneval der Kulturen 2013 from Karneval der Kulturen on Vimeo.

Ao contrário do pessoal de Colônia, os berlinenses esperam o verão chegar pra botar o povo na rua para sambar… ou dançar qualquer coisa saia das baterias e trios elétricos. O Karneval der Kulturen define-se como um festival urbano que mostra a diversidade de Berlim. Com uma programação de quatro dias – com entrada franca – o evento celebra as várias culturas que a capital da Alemanha coleciona por entre suas esquinas.

O programa completo do carnaval você encontra aqui.  Tem de tudo, música, performances, gastronomia e dança espalhados pelos arredores de Hallesches Tor, Mehringdamm e Hermannplatz. Mas o ponto alto é o tradicional desfile de domingo, dia 8, que fecha as ruas de Kreuzberg e reúne cerca de 5,3 mil participantes divididos entre 82 grupos culturais – 74  de Berlim e oito convidados. Já o público esperado está na casa das 70 mil pessoas. O desfile começa às 12h30 em Hermannplatz, passando por Hasenheide e Gneisenaustraße e termina em Mehringdamm, lá pelas 21h. Imperdível.

Pra quem tá com saudade do Brasil, pode aproveitar pra dançar um batuque e tomar uma caipirinha nos vários bares espalhados pelas ruas por onde o desfile passa. Pra quem está visitando Berlim e tem a sorte de estar presente na época do carnaval, não perca. É uma grande festa incrível, multicultural, de graça e ao ar livre!

Dicas úteis:

– Tem que gostar de multidão: prepare-se para encarar um metrô lotado ao chegar perto de Kreuzberg. As plataformas também ficam cheias. Em função do bloqueio das ruas, é preciso ter paciência para conseguir chegar em determinados lugares.

– Banheiro: a maioria só nos bares ao redor, e tem que pagar normalmente a partir de 0,40 centavos de Euro.

– Tempo: a previsão aponta 30oC. É verão. Roupas leves e confortáveis são regra.

– Comunicação: como há muita gente aglomerada, o celular nem sempre funciona. Nem SMS vai. O jeito é marcar um horário e um ponto de encontro pra encontrar o pessoal.

Gurizadinha no ano passado - inesquecível
Gurizadinha no ano passado – inesquecível